Apoia USP
O Apoia USP é um serviço de apoio psicossocial que se propõe a receber, acolher e acompanhar estudantes, funcionários e docentes da USP em São Carlos, colaborando com sua integração e convivência no espaço universitário. O objetivo principal é desenvolver atividades preventivas e protetivas à saúde mental, atuando sobre os determinantes que causam sofrimento psíquico e acompanhando os casos em que o sofrimento já está instaurado.
As atividades, desenvolvidas de acordo com o interesse e a demanda da comunidade universitária, são compostas por:
- Acolhimentos individuais e grupais
- Grupos de acolhimento, grupos operativos, grupos para formação de vínculos
- Mapeamento das vulnerabilidades que podem impactar em sofrimento psíquico na comunidade universitária
- Palestras, oficinas e rodas de conversa e produção de materiais de educação em saúde
- Assessoria a chefes de departamento, coordenadores de curso e demais professores ou técnicos que sintam a necessidade de acompanhamento de casos específicos relacionados a sofrimento psíquico
- Articulação com as Redes de Atenção de Psicossocial (RAPS) local e de outros municípios para encaminhamento de casos com necessidade de seguimento de atendimento.
A equipe é composta pelas assistentes sociais do Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil do campus e por estagiários de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que são supervisionados pela professora Tais Bleicher, psicóloga e docente do departamento de Psicologia da UFSCar. O trabalho é realizado juntamente com outros atores importantes no campus (como profissionais da Unidade de Saúde, coletivos de estudantes, docentes e funcionários).
O Apoia USP conta com o apoio da Prefeitura do Campus (PUSP-SC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), do projeto Bem-Estar do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e do Grupo de Apoio Psicopedagógico do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC).
E-mail: apoia.sc@usp.br
Instagram: www.instagram.com/apoia.usp.sc
Materiais:
GAPsi
O Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) foi criado em 2018, inicialmente no ICMC, e posteriormente vinculado à iniciativa Apoia USP junto às unidades do campus IQSC, EESC, IAU e PUSP-SC.
A vida universitária apresenta muitos desafios aos jovens estudantes, pois envolve um período de muitas mudanças, com novas exigências e responsabilidades. Apoiá-los nessa transição é a principal missão do Grupo.
Assim, o GAPsi recebe, acolhe e acompanha os estudantes no seu ingresso, colaborando com a sua adaptação, convivência e integração no espaço universitário. Nos casos necessários, realiza o encaminhamento de estudantes que necessitam de um atendimento. O objetivo do GAPsi é desenvolver atividades preventivas de caráter psicopedagógico que promovam a saúde e o bem-estar psicológico dos estudantes, de modo a melhorar a saúde mental e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizado dos estudantes.
Outra missão importante do GAPsi é colaborar com a detecção de aspectos positivos e negativos da dinâmica do clima universitário, permitindo o estabelecimento de ações de melhorias no Campus.
Contatos:
gapsi@icmc.usp.br (atendimento de estudantes do ICMC)
Onde encontrar o Grupo:
Sala 3-151 (ICMC)
Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.
Projeto: IFSC e o Bem-Estar de sua Comunidade
Considerando todas as particularidades e exigências do contexto universitário e tendo como objetivo a redução e prevenção do adoecimento, além da promoção da qualidade de vida, desde agosto de 2018 o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) conta com o projeto de assistência e promoção de qualidade de vida e saúde mental voltado à comunidade interna: IFSC e o Bem-Estar de sua comunidade, desenvolvido pela psicóloga Bárbara Kolstok Monteiro.
O projeto consiste na realização de atendimentos individuais para alunos de graduação, pós-graduação e funcionários (administrativos e docentes); realização de grupos de acolhimento e temáticos (orientações de estudo, redução de estresse, práticas de relaxamento, inclusão para estrangeiros, preparação para aposentadoria, entre outros); realização de palestras; apoio a professores e coordenadores para suporte aos alunos; ações de contingencia e manejo de situações de crises; elaboração de vídeos informativos e materiais diversos; participação em eventos científicos; participação em reuniões e ações de saúde mental realizadas pelos outros grupos atuantes no campus São Carlos.
Contato: barbarakmpsico@gmail.com