PUSP-SC promove curso “Relações, Assédio e Redes de Apoio no Trabalho”

Aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, no auditório do CETEPE, o minicurso com o tema “Relações, Assédio e Redes de Apoio no Trabalho”, ministrado pela assistente social da USP Ariana Celis Alcântara. A iniciativa fez parte dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), que integra a Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (CIGQP).

O minicurso teve como proposta discutir situações cotidianas do ambiente de trabalho numa proposta metodológica participativa e dialógica envolvendo todos nas discussões. No primeiro dia, os participantes foram divididos em três grupos e, com a facilitação de mediadores da CQVT e da CIGQP Bruno Beraldo Politano e Emanuela Pap da Silva, puderam conversar sobre três estudos de caso fictícios relacionados a conflitos nas relações de trabalho. No segundo dia, os grupos apresentaram suas considerações, e a assistente social Ariana debateu com os participantes os principais pontos elencados.

De acordo com a participante Carolina Coda Machado, “a palestra foi muito importante, principalmente pela relevância do tema, pelos conhecimentos da palestrante e pela proposta de atividade, que levou a comunidade da prefeitura à reflexão e à proposição. Temas que já foram “tabus” tornaram-se tema de diálogo franco e oportuno”.

A palestrante Ariana destaca também que “o curso foi uma excelente estratégia da comissão QVT para proporcionar momentos de debates e reflexões entre os servidores, e a participação da comunidade PUSP SC é um importante indicativo sobre a disposição dos trabalhadores em se apropriarem desses momentos e sobre a busca de conhecimento”.

Ela lembra que os casos debatidos suscitaram questões de gênero, raça, etilismo e formas de assédio, bem como o posicionamento institucional, pessoal e dos trabalhadores enquanto companheiros frente a essas situações. A necessidade de maior solidariedade, consciência de classe e de políticas institucionais marcaram as considerações finais do último dia de minicurso.

“Avalio, ainda, como positiva e construtiva a pactuação realizada entre os trabalhadores sobre a continuidade dos debates, assim esse foi apenas o início de um ciclo, que espero que seja rotina na universidade”, finaliza Ariana.

Por CIGQP – PUSP-SC