Com o objetivo de focar a qualificação e a integração dos funcionários da Prefeitura do Campus USP de São Carlos, foi realizada a Semana de Gestão & Integração da PUSP-SC, de 11 a 15 de dezembro. Palestras, oficinas e um encontro fizeram parte da programação do evento.
O encerramento da Semana contou com a realização da segunda edição do Encontro de Gestão & Integração, na última sexta-feira, dia 15, no Centro de Convenções da Área 2. Foram feitas homenagens a representantes de entidades fundamentais para o bom andamento das atividades da Prefeitura do Campus em 2017. Receberam uma placa de agradecimento a empresa KPMG Auditores Independentes, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, o Corpo de Bombeiros, o 38º Batalhão da Polícia Militar, além dos professores Germano Tremiliosi Filho, Presidente do Conselho Gestor do Campus, e Marco Antonio Zago, Reitor da Universidade de São Paulo.
Além disso, todos os funcionários da PUSP-SC e ex-servidores que se aposentaram ou saíram pelo Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) foram homenageados durante o Encontro, que teve também uma mensagem póstuma ao Sr. Antonio Struzziatto.
“Como me desliguei da USP, o evento foi uma oportunidade de reencontrar as pessoas com as quais trabalhei e caminhei junto durante minha jornada na USP”, afirmou Glaucia Cristina Xaraba Costa.
O presidente da Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade, Newton Santinoni, apresentou os integrantes da Comissão e falou da missão em buscar a melhoria contínua das atividades internas da Prefeitura do Campus, visando à excelência dos serviços prestados, o bem-estar dos funcionários, a transparência da gestão e a responsabilidade com a sociedade. Ele afirmou que “com foco no treinamento e desenvolvimento pessoal, conseguimos treinar e promover palestras para cerca de 1000 funcionários e constituímos a Comissão de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal”. Também foi anunciada a criação da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, cuja missão é desenvolver indicadores de qualidade de vida no trabalho.
Durante o evento, o funcionário da Seção de Restaurante, Daniel Terruggi Mazak, apresentou uma mensagem de fim de ano ressaltando que mesmo com as dificuldades vivenciadas em 2017, precisamos lembrar das boas coisas que aconteceram, do bom trabalhado realizado, e de amar tanto o ano que passou quanto o que está por vir.
No encerramento, o professor Edmundo Escrivão Filho, prefeito do Campus, destacou as ações realizadas e projetos da PUSP-SC. “No ano passado, falamos neste evento de futuro, descentralização e o papel das chefias, e foi isso que tratamos em 2017. Já a mensagem para trabalharmos em 2018 é a participação de todos os nossos servidores na construção de uma organização mais inteligente, que é aquela que se utiliza melhor das competências dos seus funcionários e não só parte delas. Queremos um funcionário que trabalhe integralmente, não simplesmente pela busca da eficiência mas também pelo reconhecimento da dignidade. Esse é o convite que nós fazemos”.
Palestras e oficinas
Durante a semana, todos os servidores da PUSP-SC puderam participar de palestras e oficinas com temas como sustentabilidade, administração pública, assédio moral, relações sociais e qualidade de vida no trabalho.
O professor Sérgio Azevedo Fonseca, do Departamento de Administração Pública Unesp de Araraquara, ministrante da palestra “O papel do agente público”, elogiou a iniciativa do evento, que para ele é “a expressão da visão do atual governo da Prefeitura do Campus – usando termo abordado durante a palestra – tem sobre o papel das pessoas que trabalham nela, ou seja, é a expressão da valorização do trabalhador. Considerando o ensino de Administração, os gestores devem valorizar a atividade de desenvolvimento das pessoas, porque treinar nada mais é do que melhor qualificar as pessoas para o exercício de suas funções, e esse evento caminha nessa direção”.
Também colaboraram com a Semana de Gestão & Integração os seguintes palestrantes: Bianca Simoni Kancelkis (tema: “Sensibilização para a Sustentabilidade: Financeira, Social, Ambiental e Pessoal”); Ariana Celis Leite (tema “Assédio moral ou conflito? Formas de relações sociais no trabalho”); Cláudia Teles (tema “Mude o mundo, comece mudando a si mesmo”); Gizele de Cássia Martins, Dr. Valter Fausto dos Santos, André Serafim Bernardi, Aparecida Alves Trindade, Luís Carlos da Silva e Daniel Cândido dos Santos (temas relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho).
Por Suzana Xavier
Fotos: Edmilson Luchesi e Suzana Xavier